sexta-feira, 21 de março de 2008


Como primeira postagem resolvi escrever como é o início do curso.
A primeira semana parece muito promissora, na aula de Geologia Física estamos vendo Teoria Tectônica de Placas, de meados de 1960.imagem ao lado.

A teoria da Tectônica de Placas postula que a crosta terrestre, mais precisamente a litosfera (que engloba toda a Crosta e a parte superior do Manto) até de 100 km de profundidade (em média) ; uma zona, chamada zona de baixa belocidade, onde termina a Litosfera e começa a Astenosfera (parte mais interna do manto terrestre). Lembrando sempre que o manto da terra (parte situada entre a crosta e o núcleo) é sólida, possuíndo sim, camadas com diferentes densidades.
O fato de existirem deslocamentos de placas não implica em um manto líquido ou viscoso. O manto é sólido, o que acontece é que existe uma zona, nomeada de "zona de baixa velocidade" onde existe uma diferença de densidade entre um meio e outro. Ali acontece um maior número de abalos registrado, presumimos então ser esta a área de maior possibilidade de deslocamento de placas.
Abaixo da Zona de Baixa Velocidade temos a Astenosfera, zona mais interna do manto.
A litosfera é mais fria e rígida, enquanto que a astenosfera é mais quente e mecanicamente mais fraca.O princípio chave da tectónica de placas é a existência de uma litosfera cons
tituída por placas tectónicas separadas e distintas, que flutuam sobre a astenosfera. A relativa fluidez da astenosfera permite que as placas tectónicas se movimentem em diferentes direcções.
São três os tipos de limites de placas, caracterizados pelo modo como as placas se deslocam umas relativamente às outras, aos quais estão associados diferentes tipos de fenómenos de superfície.
Abaixo vemos o início do deslocamento atual das placas (link com todas as placas) chamado de Pangea

fontes:
http://www.apolo11.com/curiosidades.php?posic=dat_20060110-084859.inc
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tect%C3%B3nica_de_placas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Tectonic_plates.png

Nenhum comentário: